EmpréstimoNotícias

Caixa libera FGTS antecipado para estes trabalhadores brasileiros; veja quem pode sacar

A antecipação do FGTS é uma modalidade de empréstimo muito comum, mas que apresenta alguns riscos. Entenda como funciona.

A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação antecipada do FGTS para determinados trabalhadores. Essa antecipação é um tipo de empréstimo. 

A alternativa pode proporcionar um alívio financeiro em momentos de necessidade, permitindo o acesso antecipado a valores acumulados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Caixa libera FGTS antecipado para estes trabalhadores brasileiros; veja quem pode sacar
Veja como receber o FGTS antecipado – Foto: Jeane de Oliveira

Caixa libera FGTS antecipado; veja quem pode receber 

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço  é um benefício concedido aos trabalhadores brasileiros com carteira assinada. 

Criado em 1966, ele é composto por depósitos mensais feitos pelos empregadores, correspondendo a 8% do salário do funcionário. 

Esses recursos são destinados a proteger o trabalhador em casos de demissão sem justa causa, além de possibilitar saques em situações específicas, como compra da casa própria e aposentadoria.

Por mais que os valores pertençam aos trabalhadores, a Caixa controla o Fundo. Existem situações em que a estatal libera os saques.  

Saque-rescisão

Uma delas é o saque-rescisão, a modalidade tradicional do FGTS. Permite ao trabalhador sacar o saldo acumulado em caso de demissão sem justa causa. 

Além do saldo, o trabalhador recebe uma multa de 40% sobre o valor total do fundo, paga pelo empregador. 

Esse saque visa garantir um apoio financeiro ao trabalhador enquanto busca uma nova oportunidade de emprego.

Como funciona o saque-aniversário?

O saque-aniversário é uma modalidade que permite ao trabalhador retirar parte do saldo do Fundo de Garantia anualmente, no mês de seu aniversário. 

Optando pelo saque-aniversário, o trabalhador perde o direito ao saque integral em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas o direito à multa de 40%.

Para aderir ao empréstimo que antecipa o Fundo de Garantia, é necessário solicitar o saque- aniversário. 

Como funciona a antecipação do saque-aniversário?

A antecipação  do Fundo de Garantia permite sacar os valores a serem recebidos nos próximos anos de uma só vez. Trata-se de uma modalidade de empréstimo, oferecida pela Caixa e outros bancos.

O trabalhador utiliza o saldo do FGTS como garantia, recebendo o montante antecipado de forma imediata. 

Essa opção oferece juros competitivos, mas implica em comprometer parte dos futuros saques anuais.

Bancos que oferecem antecipação do saque-aniversário

Diversos bancos e instituições financeiras oferecem a modalidade de antecipação do saque-aniversário. 

Entre eles estão a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú. 

Cada instituição pode oferecer condições diferentes, sendo importante comparar taxas e prazos antes de contratar.

Vale mencionar que para solicitar o empréstimo, o trabalhador precisa autorizar que o banco acesse a conta vinculada ao FGTS. Esse processo pode ser feito via app, disponível na Apple Store e Google Play Store. 

Acesse por este link: https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx  

Quais são os riscos da antecipação do Fundo de Garantia? 

Optar pela antecipação do saque-aniversário envolve alguns riscos. O trabalhador precisa aderir ao saque-aniversário, perdendo o direito ao saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa. 

Além disso, a multa de 40% é utilizada como garantia do empréstimo, o que pode limitar o acesso a esses recursos em situações futuras de necessidade.

Saque-aniversário pode acabar?

Por conta dos riscos da modalidade, o governo está estudando a possibilidade de acabar com o saque-aniversário. A decisão, no entanto, depende de aprovação do legislativo. 

Com isso, a antecipação do FGTS também pode ser encerrada. No entanto, o Governo estuda criar um consignado via Carteira de Trabalho Digital, destinado aos trabalhadores CLT. A ideia é ampliar o acesso à modalidade por funcionários de empresas privadas. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo